FILMES

O dia que durou 21 anos - Documentário, 77min, 2012

Dirigido por Camilo Tavares, o documentário expõe a influencia dos Estados Unidos da América na construção do Golpe de 1964.

O ano em que meus pais saíram de férias - Drama, 104min, 2006

Em 1970, Mauro, um garoto de 12 anos apaixonado por futebol, se vê sozinho após seus pais saírem do país de forma inexplicável para ele. A verdade era mais dura: os pais estavam fugindo da perseguição política, devido à militância de esquerda.

Que bom te ver viva - Drama documental, 100min, 1989

Lúcia Murat, diretora do documentário que reúne depoimentos de mulheres que foram presas e torturadas durante a Ditadura Militar, foi premiada pelo trabalho que realiza em "Que bom te ver viva", mesclando sua própria experiência enquanto atingida pela violência militar. Junto dos testemunhos, Irene Ravache protagoniza um monólogo crítico à Ditadura Militar.

O que é isso, companheiro? - Drama, 110min, 1997

Parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, "O que é isso, companheiro?" concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em seu lançamento. A narrativa principal gira em torno do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.

Você também pode dar um presunto legal - Documentário, 39min, 1970/2006

Filmado clandestinamente durante os anos de chumbo, o documentário dirigido por Sérgio Muniz foi digitalizado em 2006. Nele, a atuação do Esquadrão da Morte e do delegado Sergio Fleury são abordados entre notícias, depoimentos, peças de teatro e registros fotográficos.

Alma Clandestina - Documentário, 100min, 2018

O filme documentário trata sobre a vida e militância política de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, a Dora, presa e exilada durante a Ditadura Militar Brasileira.

Retratos de identificação - Documentário, 72min, 2014

Dois combatentes da luta contra a ditadura militar no Brasil se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões, tiradas pela polícia. O passado retorna, com uma história de crimes que ainda não foram julgados.

Dirigido por Anita Leandro, "Retratos de Identificação" é resultado de uma pesquisa universitária iniciada em 2010 junto aos acervos das agências de repressão brasileiras. O filme, realizado graças a uma parceria entre a UFRJ e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, traz à tona um conjunto de fotografias de presos políticos até então desconhecidas e que foram produzidas pela polícia durante a ditadura (1964-1985).

Brazil: a report on torture - Documentário, 60min, 1971

Documentário produzido em 1971 pelo cineasta norte-americano Haskell Wexler que conta com depoimentos de brasileiros torturados e recém-exilados no Chile. Captando entrevistas de alguns dos 70 brasileiros levados àquele país em janeiro daquele ano em troca do embaixador suiço Giovanni Bucher, sequestrado no final de 1970 no Rio de Janeiro pelo guerrilha armada da VPR, mostra, entre depoimentos pessoais de sevícias sofridas pelos presos no Brasil, a simulação de torturas encenadas por eles mesmos, como a do pau de arara.

No es hora de llorar - Documentário, 32min, 1971

"Não é hora de chorar"/"No es hora de llorar" é o registro de depoimentos de revolucionários brasileiros chegados ao Chile em janeiro de 1971. Ainda com marcas visíveis da prisão, eles falam da resistência ao regime, da tortura e dos companheiros mortos. São: Maria Auxiliadora (Dora) Lara Barcelos, Carmela Pezutti, Roque Aparecido dos Santos, Jaime Walvitz Cardoso e Wellington Moreira Diniz e entrevistando-os e co-dirigindo o filme, Luiz Alberto Sanz. Faziam parte do grupo de 70 banidos libertados em troca do embaixador suíço Enrico Bucher, capturado pela guerrilha em dezembro do ano anterior. Produção do Departamento de Cinema da Universidade do Chile (Cine Experimental), dirigida e roteirizada por Pedro Chaskel e Luiz Alberto Sanz. O filme recebeu, juntamente com outras produções de Cine Experimental, a Pomba de Ouro no Festival de Leipzig, Alemanha, 1971.

Vamos falar do Brasil: tortura - Documentário, 24min, 1969

Em 4 de Setembro de 1969, um grupo brasileiro de revolucionários sequestra o embaixador dos Estados Unidos. Em troca de sua libertação, eles exigem que as autoridades brasileiras publiquem um manifesto e libertem 15 presos políticos.

Após sua chegada em Cuba, estes quinze prisioneiros que escaparam da tortura e, possivelmente, morte, vão testemunhar sobre o que viram e experimentaram nas prisões brasileiras.

Militares da Democracia: os militares que disseram não

Fruto do Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, "Militares da Democracia" é uma produção que traz à tona a luta dos militares que se opuseram ao golpe de 1964.